JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 860
Sexta, 04 Dezembro 2015 12:03

Vereadores parabenizam participantes do Concurso de Qualidade de Café

A reunião dos vereadores na  quinta-feira(26/11) foi aberta  votando a proposição que  autoriza a concessão de subvenções sociais e auxílios e contribuições para o exercício de 2016, com valor total de R$ 418.255,00 (Quatrocentos e dezoito mil, duzentos e cinquenta e cinco reais) destinados a atender a várias instituições de grande importância para o município.

Após aprovação do Projeto de Lei nº 545, de 26 de Novembro de 2015, vereadores destacaram a participação de vários produtores rurais  de Luisburgo no Concurso Municipal de qualidade de Café, evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, com a parceria da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais,  Conselho dos Cafés das Mata de Minas, além do  total apoio da Câmara de Vereadores.

O Vereador Eduardo José de Freitas parabenizou o produtor Rural José Mendes Maforte, do Córrego dos Hott, por se classificar em primeiro lugar no concurso de café a nível municipal e em 3º lugar no concurso regional.

Parao vereador Eduardo o Concurso de Qualidade de Café é muito significante  para os produtores da região  e mostra que o município de Luisburgo está avançando na capacidade de fazer café bom “Tenho certeza que é daqui que vai sair um dos melhores cafés de minas, não sei  daqui a quantos anos,   se é daqui a um ano, dois ou três ,  uma coisa é certa;  nossa região vem se destacando na produção de café de qualidade. Dos 77 participantes do concurso regional, 7  eram de Luisburgo. Nós estamos com o melhor produto de minas pertinho de nós. É Importante destacar que são os pequenos produtores que fazem o melhor café.  Então  fica ai meus parabéns aos produtores que participaram deste importante concurso. Lembrando que  Minas Gerais é hoje o maior produtor de café. Nós temos altitude para termos o melhor café, nós temos que ter agora  atitude para transformar esse café no melhor de minas”. Destacou Eduardo.

O vereador Lourival Rodrigues, também  comentou sobre o Concurso de Qualidade de Café  e enfatizou a necessidade  de Luisburgo ter uma mesa de prova.  “Nosso potencial de qualidade é muito grande. Precisamos  ter por parte do governo municipal, o interesse de estar trazendo uma mesa de prova para Luisburgo, para que  essa mesa seja independente de comprador, já que a gente só sabe que nosso café tem esse potencial quando o produtor vai no concurso de qualidade de café.  Fora do concurso, o produtor não tem onde levar seu café pra saber qual a qualidade e se tiver um diferencial também vai ficar  preso ao atravessador. Então,  quanto tivermos uma mesa de prova, para que os produtores possam saber a qualidade de seu café de forma independente, que não seja vinculado a nenhum comprador,  eles vão  ter um ânimo maior para poder investir na qualidade de seu café. Já é um grande passo esses concursos e agora precisamos  concentrar nossos esforços em ver a possibilidade de poder ter essa mesa de prova dentro do nosso município.

Durante reunião outro assunto em destaque foi a inauguração da Quadra Poliesportiva Éber Damasceno. O vereador Geraldo Aparecido da Silva, enfatizou que o novo espaço destinado a prática esportiva é uma grande conquista para o povo de Luisburgo.  “Já tivemos aqui muitas reuniões falando sobre essa quadra e graças a Deus hoje ela está sendo inaugurada. Os moradores do bairro São Jorge, a população em geral de nosso município  são merecedores dessa  quadra”.

A sessão foi finalizada com o uso da palavra livre.