Quarta, 08 Setembro 2021 13:08

VEREADORA MARILEI VISITA SECRETARIA DE SAÚDE

A vereadora e Presidente da Câmara, Marilei Klem (Lelei), esteve presente na Secretaria Municipal de Saúde de Luisburgo na última sexta-feira, 03 de setembro. Acompanhada da Assessoria da Casa Legislativa, foi recebida pelo Secretário de Saúde, Wesley Caetano (Leco), Assessora Isabela Hott e pelo Coordenador de atenção Primária, Enfermeiro André Lacerda.

A visita teve como foco buscar informações sobre o andamento da Vacinação no Município de Luisburgo. O Secretário forneceu e apresentou os dados referentes à vacinação do Município e reiterou que as doses que chegam através da GRS (Gerência Regional de Saúde) de Manhumirim, são distribuídas por faixa etária e área das Agentes de Saúde.

“O município não tem autonomia sobre o quantitativo de doses que chegam, a autonomia só nos é conferida após a distribuição das doses, sendo que todas que chegam são distribuídas aos munícipes. Alguns municípios vizinhos apresentam algumas “peculiaridades’’ que Luisburgo não apresenta. Asilos, hospitais, populações quilombolas interferem no quantitativo de doses que chegam, revertendo em um número maior de vacinas e consequentemente em uma cobertura maior da população.”

Wesley ainda salientou sobre a Porcentagem de Imunização em que o município se encontrava, sendo de aproximadamente D1 (primeira dose) igual a 72% e D2 (segunda dose) ou dose única de 30%. Comentou também sobre o fato dele e o Coordenador de Atenção Primária, André Lacerda, visitarem a GRS (Gerência Regional de Saúde) de Manhumirim no último mês e de conseguirem que seja enviada uma Reserva Técnica de Doses para o município, contribuindo para maior cobertura de aplicação.